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sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Explicando a teoria do conhecimento humano de David Hume

David Hume (1711 - 1776)

David Hume pretende aplicar o método de raciocínio experimental para entender melhor a natureza humana, usar um método científico, que era usado basicamente para entender os objetos, para interpretar também as pessoas, criando assim a ciência do homem. O filósofo acreditava que se explicarmos o que e como são as pessoas, qual a essência da natureza humana, explicaremos também todas as outras ciências. Isso acontece porque todas as ciências, como a matemática e a física, estão relacionadas diretamente com as pessoas, pois a própria razão, que é o fundamento da matemática e da física, faz parte da natureza humana. Raciocinamos e filosofamos por instinto.
Tudo o que temos em nossa mente é resultado das nossas sensações. Nossas ideias são percepções, mas existem diferenças entre o sentir e o pensar, o sentir está relacionado às nossas sensações mais vivas, mais recentes e que nos marcam mais. Já o pensar está relacionado às ideias, que é uma percepção mais fraca. As ideias são como imagens que com o tempo vão perdendo cor e definição. As ideias dependem das sensações, nós só temos ideias de algo depois de percebermos esse algo. Não existem ideias inatas, ideias que nascem com as pessoas.
As ideias simples que temos através das sensações podem se relacionar e se transformar em ideias complexas através da memória e da imaginação, mas as ideias simples se associam em ideias complexas principalmente através da semelhança, da proximidade no espaço e no tempo e da relação de causa e efeito.
Mas essa relação de causa e efeito não pode ser conhecida a priori, pois ela depende da experiência. Nenhuma pessoa quando for posta frente a um objeto do qual não conhece absolutamente nada vai poder raciocinar sobre ele, para que isso aconteça essa pessoa vai ter que experimentar o objeto e descobrir quais suas causas e efeitos para somente depois poder criar sobre ele ideias e conceitos.
O filósofo acredita que o que chamamos de experiência e realidade nada mais é do que um conjunto de ideias e sensações, mas não existe algo que una essas percepções.
Outro ponto analisado por Hume é a moral, que para ele é derivada mais dos sentimentos do que da razão. A razão pode até apoiar a moral com algumas orientações, mas o fundamento da moral são mesmo os sentimentos e especificamente os sentimentos de dor e prazer. A virtude provoca prazer e o vício a dor.

Conclusão das contribuições de David Hume para educação.
Então, analisando a postagem e lendo alguns materiais e textos proposto pela disciplina Filosofia da educação II, acredito que as ideias de David Hume acrescentaram coisas positiva para a educação atual, visto que a criança aprende à medida que ela vai envolvendo com os fatos a sua volta, então quando ela chega à escola, já traz consigo uma bagagem de experiências que devem ser consideradas do ambiente escolar. Pois, de acordo com  filosofia de David Hume,  o ser humano nasce não sabendo nada  e a medida que ele é apresentado ao mundo a sua volta, ele vai construindo sua experiência, sendo assim, adquirindo  conhecimento de mundo através das sensações.
No entanto, analisando esta teoria diante das outras teorias do conhecimento, penso que ela sozinha não explica totalmente a ideias de conhecimento, pois acredito que aprendemos também usando o raciocínio diante das coisas.  Sendo assim, ela trouxe pontos positivos para educação atual, mas junto com outras teorias. Conforme acredita a teoria do Intelectualismo, que a duas ideias filosóficas do conhecimento juntas racionalismo e empirismo são opostas, mas ao mesmo tempo, elas se completam, pois temos a ideias do objeto e com a experiência o conhecimento se efetua. Para ele, a razão é instrumento de entendimento deste conhecimento. Ainda segundo ele a razão não é forma de conhecimento, mas uma forma de pensar sobre o conhecimento, como por exemplo, o conhecimento vem antes das ideias que temos, ou seja, pela experiência sensível  e depois vêm as ideias imaginativas.
David Hume diante de sua filosofia acredita que o ser humano aprende usando suas ideias e sensações diante dos fatos. E que as ideias mais simples dão origem as mais complexas.

Referências:

http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=81
  
http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2015/10/Revista-Filosofia-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-v20-n2-1.pdf#page=71